quarta-feira, 9 de junho de 2010

ENSAIO FOTOGRÁFICO


              A disciplina abordou vários temas relacionados ao corpo e ao papel da mídia e da sociedade no sentido de reforçar preconceitos e o conceito de “corpo ideal”. Na maioria das discussões feitas em sala de aula e aqui no blog o consenso foi de que esse ideal não existe e que as pessoas deveriam se sentir bem com o corpo que têm, sabendo valorizar suas qualidades. Nesse ponto, inclusive a moda esteve em pauta e o consenso novamente foi que as pessoas devem vestir aquilo com o qual se sentem bem.
              Pensando nisso, a proposta do grupo será a de contemplar esses temas mas, expondo também a nossa opinião enquanto fotógrafos. Alguns temas propostos deixaram de discutir a questão da saúde e do convívio social, focando apenas na questão de beleza. Uma pessoa obesa, por exemplo, precisa emagrecer não apenas para ficar bela mas também para ser mais saudável. Uma pessoa que se veste de forma bizarra, dando outro exemplo, deveria levar em consideração o fato de que ela vive em sociedade. E aí entra uma nova proposta de discussão: “se sentir bem basta? É o único fator importante?”
              Baseada nesse novo questionamento, a  proposta é a de focar nos diferentes tipos de corpos e de roupas das pessoas tentando levar à reflexão para o questionamento acima. Outra sugestão é de que essas imagens fossem captadas no câmpus II da UFG pela facilidade de se encontrar essa diversidade. Talvez o espaço conhecido como "Pamonharia", um bar fora do câmpus, seja também um bom local pela possibilidade de encontrar nossos "modelos" mais "descontraídos".

          





          
O corpo na fotografia: anotações (Wilton Garcia)

       O artigo  tem um enfoque contemporâneo do corpo na fotografia. O autor tenta atualizar a leitura acerca da fotografia. No entanto, o texto é bastante cansativo - para não dizer chato. Garcia usa uma linguagem rebuscada ao invés de simplificar. "Algo que enuncia, conceitualmente, a prática e a teoria. Ou seja, é algo que oscila, constantemente, como o pêndulo de Michel Foucault. Acredito que, a criação coabita uma leitura crítica interdisciplinar entre prática e teoria."(Só um exemplo)
           Se o autor critica a imagem técnica armada e prega a simplicidade, poderia começar pelo seu texto - é claro que não se pode esquecer a nossa ignorância. Garcia mostra que o corpo é mais do que contemplado e é uma peça de consumo registrado pela fotografia. A foto sai da esfera de apenas um registro para transitar entre arte, comunicação e design.
          Em seus ensaios fotográficos, Garcia utiliza filmes velhos, com validade vencida e máquina fotográfica mecânica. Desta forma, o autor cria uma expectativa sobre a imagem que será revelada. É sempre uma incógnita. São imagens de corpos (partes) desfocados, muitas vezes impossíveis de serem identificados. 

(Andrey Soares, Angélica Queiroz, Taynara Borges)

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